Celso Jatene fala sobre os planos esportivos para o futebol amador


Por Sérgio Pires
O Secretário Municipal de Esportes Celso Jatene fala com exclusividade ao jornal O GOL sobre o plano esportivo para o futebol amador. Santista e amante do futebol, o secretário escreveu o livro “10 Décadas – A história do Santos Futebol Clube”, em homenagem ao centenário santista. De acordo com Jatene, O futebol de várzea é na verdade o resgate do futebol brasileiro, aquele que é praticado em qualquer campo, quadra ou espaço que permita que a bola role. O intuito da SEME é valorizar o futebol enquanto esporte mais praticado no país. Devemos contemplar todos aqueles que desejam praticá-lo.

Dentre as medidas do governo estão às propostas: Abrir 32 equipamentos esportivos para uso 24 horas nos finais de semana por meio do programa “Revirando a Virada”; Requalificar 50 equipamentos esportivos entre Centros Desportivos da Comunidade (CDC) e Clubes-Escola; Projetar, licitar, licenciar, garantir a fonte de financiamento, construir e instalar cinco Centros de Iniciação Esportiva – CIEs.
Veja a entrevista

O GOL – Secretário, qual é a sua formação?
Celso Jatene - Sou bacharel em Direito e delegado licenciado da Polícia Civil.
O Gol - Pratica algum esporte?
Celso Jatene - É claro que a rotina tem sido diferente, longa. Trabalhei 12 anos como vereador e estou vivendo o meu primeiro semestre no executivo. É um ritmo de adaptação e diferente do que eu vivi durante três mandatos na Câmara. Mesmo assim todos os dias antes de sair para trabalhar caminho pelo menos uma hora na esteira
O GOL - Tem algum time do coração?
Celso Jatene - O Santos Futebol Clube, do qual sou conselheiro desde 1986. Também sou membro-fundador da Torcida Jovem e autor do livro “10 Décadas – A história do Santos Futebol Clube”, uma obra em homenagem ao centenário santista.
 O GOL - Qual a importância do futebol de várzea para a cidade de São Paulo?
Celso Jatene - O futebol de várzea é na verdade o resgate do futebol brasileiro, aquele que é praticado em qualquer campo, quadra ou espaço que permita que a bola role. O intuito da SEME é valorizar o futebol enquanto esporte mais praticado no país. Devemos contemplar todos aqueles que desejam praticá-lo. É na várzea que craques, pernas de pau, altos, baixos, magros e gordos podem mostrar o jeitinho brasileiro, a gingada e a paixão pelo futebol, que só o brasileiro tem. Também é na várzea que o esporte profissional pode buscar grandes nomes que façam o Brasil continuar sendo o país do futebol. Nós temos 46 centros esportivos municipais e 289 clubes da comunidade na cidade. Somos a Secretaria com a maior capilaridade social que existe e temos como aproveitar este potencial da forma certa.
O GOL - Todos os CDC's de São Paulo terão gramado sintético?
Celso Jatene - Hoje todas as instalações de grama sintética nos CDC’s são viabilizadas através de emendas parlamentares. Qualquer investimento nas estruturas físicas dos CDC´s também depende de Emenda Parlamentar. A Secretaria de Esportes Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo está revendo a atual Legislação para que possamos criar mais alternativas de investimento direto nos CDC’s, já que hoje a legislação prevê a gestão pela própria comunidade local.
O GOL - Qual será o futuro dos Clubes Escolas?
Celso Jatene - O Clube Escola é um programa de atividades esportivas, lazer e recreação desenvolvido em centros esportivos municipais. É importante não confundir o nome do programa com os clubes em si.  Independentemente do nome do programa ou do tipo de atividade, nossa intenção não é diferente: manter um calendário diversificado e de qualidade e, principalmente, integrar os clubes municipais com o sistema municipal de educação. Existem várias frentes que vão ajudar a fazer com que isso aconteça, mas a principal delas é a nossa aproximação com a Secretaria de Educação e com as escolas municipais. O conceito permanece: aproveitar o potencial do esporte, do lazer e da recreação como ferramentas complementares de desenvolvimento educacional.
O GOL - Serão construídos novos centros esportivos ou ampliação dos Clubes Escolas?
Celso Jatene - No período 2013 a 2016 vamos investir na reforma de 46 centros esportivos municipais, começando com intervenções em 20 deles já em 2013. Também vamos construir cinco novos CIE’s (centros de iniciação esportiva). Estes locais já têm área e local definido e investimento garantido através do Ministério dos Esportes.  Também vamos construir um novo parque de esportes radicais e um novo centro olímpico na zona leste, nos mesmos moldes do centro olímpico que já existe na zona sul, na região do Ibirapuera.
O GOL - Qual é a principal meta da prefeitura na área esportiva para os próximos anos?
Celso Jatene - No Programa de Metas da Prefeitura (2013 – 2016), cinco metas estão direcionadas para a área esportiva. Elas são nossos principais objetivos, portanto. São elas:
- Obter terrenos, projetar, licitar, licenciar, garantir a fonte de financiamento, construir e instalar dois Centros Olímpicos de Iniciação e Formação;
– Criar um Parque de Esportes Radicais;
- Abrir 32 equipamentos esportivos para uso 24 horas nos finais de semana por meio do programa “Revirando a Virada”;
- Requalificar 50 equipamentos esportivos entre Centros Desportivos da Comunidade (CDC) e Clubes-Escola;
– Projetar, licitar, licenciar, garantir a fonte de financiamento, construir e instalar cinco Centros de Iniciação Esportiva – CIEs
O GOL - Há algum tipo de parceria entre as escolas públicas e seu espaço para a prática de esportes?
 Celso Jatene - Temos como objetivo a integração definitiva do Esporte com a Educação. Nossa meta é “derrubar” muros que separam alguns Centros Esportivos de Escolas Municipais, além de transformar outros equipamentos esportivos em CEU’s. É o Esporte nas Escolas. As políticas públicas destas áreas se tornam mais poderosas quando estão integradas. São ferramentas poderosas para oferecer qualidade de vida verdadeira ao paulistano.  
O GOL - Qual a mensagem esportiva especial para o Dia dos pais?
Celso Jatene - Que pratiquem mais esportes junto com seus filhos e que aproveitem mais os momentos de lazer e recreação junto com a família. São itens fundamentais no bem-estar da família e a família é o verdadeiro núcleo da sociedade paulistana. O esporte pode te ajudar no processo de apontar caminhos aos seus filhos. Caminhos de disciplina, saúde, trabalho em equipe e respeito ao próximo, só para citar alguns exemplos. Tenho quatro filhos e posso falar disso com muita tranquilidade. O esporte é uma escola, uma escolha, um escape das pressões do dia a dia. Juntos, pais e filhos têm a oportunidade de criar novos laços entre si e entre os parentes e amigos próximos. Nós estamos trabalhando para que mais famílias tenham oportunidade de ter certeza disso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário