Por novos Centros Esportivos ou Clube Escola

Lá no final dos anos 80, todas as crianças, jovens e adultos faziam enormes filas para frequentar os Centros Esportivos, que hoje não é tão frequentado como antes. Hoje, estes espaços não são atrativos para a população e os frequentadores destes diminuíram nos últimos anos, por falta de investimento das últimas prefeituras. Faço tal afirmação por ter sido sócio durante anos destes centros esportivos, como o Centro Esportivo Ibirapuera, o CEI como era conhecido pelos seus frequentadores.
O mesmo acontecia nos demais clubes, como o Joerg Bruder em Santo Amaro. E a causa deste descuido não tem partidos políticos é descaso de todas as prefeituras anteriores. Lembro quando a prefeita Luiza Erundina (1989-1993) assumiu a prefeitura e acabou com o campo deste clube para construir um sacolão popular. Foi um fiasco danado, no mesmo ano, o local foi fechado e o clube ficou sem campo, que era tão tradicional.
Dizem os moradores do Jardim Miriam que ela cedeu parte do terreno onde tinha o famoso campo do Jardim Miriam para a construção do 98º Distrito Policial, que fica em frente à E. E. Professor José Nascimento, e, me parece, que isto é ilegal, assim como bares em frente às escolas, mas isto não vem ao caso agora, mas só para ilustrar o descaso quanto ao esporte que só fez piorar nos governos seguintes.
Se a prefeita Luiza Erundina deixou de investir nos clubes municipais, o prefeito Paulo Maluf (1993/1996) começou a matá-lo. Nesta época, ficaram proibidas as pessoas que moravam em um determinado bairro, frequentar o clube de outra localidade. Como morador da Cidade Ademar, lembro que fui impedido de renovar a carteirinha do CEI.
O seu sucessor, prefeito Celso Pitta (1997/2001) acabou com tudo, alguns clubes ficaram fechados por meses. A esperança era a prefeita Marta Suplicy (2001/2005), e, foi uma outra decepção, não foi feito absolutamente nada. Para falar de Serra/Kassab até os dias atuais é perda de tempo, pois outra vez nada foi feito.
O CEI do Ibirapuera continuou com a sigla CEI, mas agora leva o nome de Clube Escola do Ibirapuera. Estava passando pelo local estes dias, e resolvi matar saudades do espaço onde passei grande parte dos dias quando criança e adolescente, e vi um certo abandono. Fui até uma funcionária e pedi para ir ao banheiro, e me mandaram usar o sanitário do vestiário das piscinas. E, de longe avistei a piscina “feijão”, onde ficava completamente tomada pela criançada todos os dias da semana.  E ela estava lá vazia e toda deteriorada. Este é o reflexo do Clube Escola, que tem até nome bonito.
Se o Clube Escola tem lá suas dificuldades, só por este pequeno histórico, é possível reconhecer, as dificuldades que e a nova prefeitura terá nos próximos anos.
Torçamos para que novos espaços sejam abertos e novas políticas voltadas ap esporte possam surgir, principalmente para os jovens à partir dos 14 anos. O jornal O GOL está sempre disposto a apoiar o esporte em todos os sentidos.

Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário