2009...2010 e a várzea

Por Sérgio Pires
Segue abaixo também homenagens aos amigos do GOL, que através do samba e de várias conversas sobre o futebol não deixaram nunca o projeto ficar parado.

O ano de 2009 não passou: voou. Faltam pouco mais que um mês para terminar o ano e o balanço que podemos fazer é que 2009 foi bom. O Brasil conseguiu superar a crise, o índice de desemprego melhora a cada dia e faz brotar a esperança que em 2010 será ainda melhor.

Em relação ao futebol de várzea o ano foi igual. Ainda há preconceito perante boa parte dos empresários que temem em investir no esporte, principalmente no que diz respeito ao futebol amador, porém sempre há os amantes doe sporte que não deixa esta cultura morrer nunca.

Em 2009 o jornal O GOL sempre esteve presente nos principais eventos esportivos da zona sul de São Paulo, principalmente na região da Cidade Ademar, Vila Missionária, Santa Catarina e Diadema. Porém, sempre relatamos as notícias do mundo da bola que rola em todos os quatro cantos da cidade e também da baixada santista.

Para 2010 existe o Projeto O GOL que vai surpreender todos os esportitas e praticantes do futebol amador. Aguardem.

Pois sempre é prazer falar, discutir e noticiar sobre a várzea. Este esporte, que surgiu a partir da prática do esporte bretão em campos feitos na várzea às margens do Rio Tietê, antes mesmo de haver profissionalismo no Brasil.

A organização desta prática amadora fez surgir os primeiros times, também conhecidos como clubes de várzea. Estes clubes são, basicamente, sociedades informais que funcionam como ponto de encontro de amigos para os fins de semana.

Grandes craques do futebol brasileiro e do mundo foram revelados na várzea, ratificando o bom nível técnico apresentado pelos times da várzea no passado. Hoje ainda há relatos de jogadores vindos destes clubes, mas são raríssimos, pois os clubes profissionais investiram muito na estrutura de suas categorias de base. Porém, o perfil do jogador varzeano é de uma pessoa que trabalha em carga horária completa que eventualmente faz outra atividade física ou de ex-jogadores profissionais.

Há ainda, jogadores que chegaram a ser profissionais, mas não conseguiram continuidade em suas carreiras e vivem de eventuais prêmios pagos pelos clubes varzeanos por participações em alguns torneios amadores. tornando o futebol de varzea mais visivel e compostas para seus jogadores e esportistas que ultilizavam este jogo assim como diversão como acabou se tornando uma competição hoje em são paulo não é mais ultilizado este tipo de jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário