GOOOOOL! Cuidado com o barulho nos estádios

Se você é um dos milhares de torcedores que gritam e torcem efusivamente nos estádios de futebol, é melhor tomar cuidado com sua audição; ou as conseqüências podem ser sérias. O ruído nos estádios durante um jogo pode atingir 117 decibéis. Apenas quatro minutos de exposição a esse nível de barulho pode causar perda permanente de audição, em maior ou menor grau.

A perda da audição costuma acontecer gradativamente. Por isso, quem frequenta estádios eventualmente está menos sujeito a riscos, mas o torcedor, mesmo assim, está vulnerável a uma perda auditiva temporária, o que indica que já houve algum prejuízo à audição. Já o torcedor fanático, que está sempre próximo às torcidas organizadas, pode perceber que está ficando surdo e não estar consciente do motivo.

A maneira mais fácil de proteger seus ouvidos é usar protetores auriculares, como explica a fonoaudióloga Isabela Gomes, do Centro Auditivo Telex: "Eles são bem pequenos, quase imperceptíveis e reduzem o volume excessivo. Quem usa, porém, não deixa de ouvir o som ambiente. Deveriam ser utilizados em locais onde há muito barulho, para evitar problemas de audição".

Os protetores (ou atenuadores de ruído, como são chamados), do Centro Auditivo Telex, são feitos em acrílico e moldados de acordo com a anatomia do ouvido de cada pessoa. Existem dois tipos: um para diminuir o barulho ambiente em 15 decibéis e outro que reduz o ruído em 25 decibéis.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (PMS), os ruídos são a terceira principal causa de poluição mundial. A entidade registrou um aumento de 15% de surdez entre a população do planeta. "A perda auditiva causada por ruído é muito mais comum do que se pensa e, nos dias de hoje, é algo que tende a aumentar. O que a fonoaudiologia e a otorrinolaringologia procuram fazer é informar a população de que a exposição a sons de alta intensidade por um período prolongado, junto com a predisposição, pode levar a uma perda auditiva irreversível", conclui Isabela Gomes.

Mais informações através do telefone: 0800-249349 (ligação gratuita) e no site: www.telex.com.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário