Riva: Um craque nascido em Diadema

Por Tatiana Ferreira
O ex- jogador Riva é um amante do bom futebol. Palmeirense de coração, o fundador e presidente do Cantinho do Sete pode ser lembrado como um jogador disciplinado, de personalidade forte, mas com extrema habilidade e que freqüentemente deixava os companheiros de ataque na “cara do gol”, como se diz no futebol. Essas características o fizeram entrar para o seleto grupo de craques do futebol diademense e influenciou jogadores dentro e fora de campo.

“Para mim, o melhor jogador de Diadema de todos os tempos se chama Riva. Falam do Alemão, do Paquinha, do Tadeu, mas igual ao Riva muito difícil”, afirmou o ex- atleta José Carlos Ionataro, o Zezinho, do EC Ouro Verde.

Fã de Maradona, Riva iniciou a carreira aos 14 anos no Canarinho de Diadema. Depois, se transferiu para o Diadema, onde conquistou seu primeiro título, ainda na categoria dente – de - leite.

O jogador teve ainda uma passagem pelo Grêmio Sete de Setembro antes de ter seu passe vendido ao time do Vila Lídia Futebol Clube, fato não muito comum naquela época.

Foi nesse time que o jogador teve uma passagem marcante nos anos de 1979 e 1980. Em 1977 defendeu a Seleção de Diadema na VIII Copa João Ramalho. Em 1978 durante o campeonato da cidade foi considerado um dos atletas mais disciplinados. Em 1981 disputou pelo time Flag Metagal o 5º Campeonato De Paula Esporte, transmitido pela Rádio e TV Gazeta.

O atleta chegou a receber proposta para jogar no Grêmio Mauaense, de Mauá, mas por amor ao Grêmio Esportivo Sete de Setembro de Diadema, time em que atuava, recusou o convite. O envolvimento com o Sete ultrapassou os limites do campo e Riva exerceu o cargo de presidente do clube por três mandatos.

Gustavo Ferreira da Silva, o Riva como é mais conhecido nasceu em Diadema, no dia 04 de maio de 1956. O apelido recebido na época em que jogava no Canarinho do bairro Guacuri veio da semelhança com o ex- jogador de futebol, Rivelino, ídolo do Corinthians.

“Na época que jogava no Canarinho eu batia falta muito bem e o Rivelino estava no auge da carreira. Algumas pessoas começaram a falar da semelhança e como nossa torcida era muito grande, o apelido pegou”, explicou Riva.

Em 1993 o atleta decidiu criar um time para reunir os amigos para disputar descontraídas partidas de futebol aos sábados. Surgia aí o Cantinho do Sete. Nesses 14 anos de existência, muitos jogadores passaram pela equipe. Alguns deles se destacaram, como por exemplo, o jogador Fábio Leite, que atualmente disputa a Liga de futebol de salão dos Estados Unidos, pelo time Chicago Storm. Durante alguns anos, os jogadores do Cantinho eram selecionados para disputar o campeonato organizado pela Liga de Futebol de Diadema representando o time do Sete de Setembro.

Em setembro do ano passado, Riva foi homenageado pela Câmara Municipal de Diadema juntamente com outro ex- atleta, Primo Carlos Ranal, o Alemão, com quem chegou a jogar na Seleção de Diadema, com a Medalha Legislativa do Mérito Esportivo. Os dois foram os primeiros atletas a receberam a homenagem no município.

“Achei muito linda esta homenagem, se estivesse no Brasil na época com certeza teria ido lá dar os parabéns pessoalmente. O Riva merece essa homenagem tanto como jogador e principalmente como pessoa”, afirmou o jogador Fábio Leite.

Atualmente Riva continua jogando como meio de campo no Cantinho do Sete todos os finais de semana, mesmo depois de ter sido operado do tendão de aquiles em 2003 e de ter pensado em abandonar o futebol definitivamente.

4 comentários:

  1. Realmente me rendo ao Riva, como pessoa e grande jogadore.
    Felismente e com muita honra tive algumas participaçoes eportivas onde o RIVA este presente.Sempre que posso dou uma passadinha la pelo cantinho para da um abraço no Riva.

    Zeca
    Bauru SP
    (Manchester F.S)

    ResponderExcluir
  2. OI QUERIDO ZECA VC É REALMENTE UMA PESSOA ESPECIAL. ADMIRO VC TENHO MAIOR ORGULHO EM ME CONSIDERAR SUA AMIGA SABE KEM SOU EU??? A MIRA DE SP ESPERO KE VC VEJA ESSE RECADO BJSS PRA TOUDA FAMILIA

    ResponderExcluir
  3. oi mira, é maravilho encontrar voce aqui, voce tambem é especial para min e minha familia, apesar da distancia estara eternamente em nossas lembranças. obrigado amiga, bjs pra voce e toda sua familia.

    ResponderExcluir
  4. beto_nena@hotmail,com30 de agosto de 2012 às 00:38

    parabens meu amigo riva e alemão ,eu tive a honra de jogar com voces , meu nome e betão,
    abraços e felicidades.com muita saudades daqueles tempos de gloria que foram muitas.

    ResponderExcluir