Pela mudança do Campeonato Paulista e criação de um ranking



Um campeonato logo, chato, com jogos fracos, times horríveis e total desinteresse dos jogadores, clubes e da torcida. Este é o Campeonato Paulista. Há anos em decadência, este campeonato já foi um dos mais importantes do país, com times do interior que eram inesquecíveis como o Guarani de 1978 ou Ponte Preta de 1977-1981, a Inter de Limeira de 1986, entre outras equipes. Sem falar dos times que revelavam grandes atletas. Mas, nos últimos cinco anos, estamos assistindo um campeonato sem graça alguma, principalmente com esta fórmula longa.

Hoje, o Campeonato Brasileiro é o mais importante. A Copa do Brasil se constitui a partir deste ano, com a participação de todos os clubes já classificados na Copa Libertadores, como o segundo campeonato mais importante do país. Os campeonatos regionais, cabe então as federações a realização, em um período de 4 meses (janeiro a maio).

Como consequência dos “regionais” a pré-temporada dos atletas fica cada vez mais curta, e como consequência, os jogos acontecem como times e jogadores de baixo nível.

Campeonato Paulista
Muito se discute sobre as fórmulas do Campeonato Paulista. Alguns sugerem que o campeonato deveria ser disputado por apenas 10 equipes. Outros afirmam que dividir os participantes em grupos seria uma solução.
Acredito em uma hipótese que pode parecer absurda, mas que faz sentido, ou seja, o Fim das divisões do Campeonato Paulista e a criação de um ranking. Hoje existem mais de 100 clubes ligados diretamente à Federação Paulista.

Os 20 melhores ranqueados (1ª Divisão) seriam cabeças de chaves. Os demais clubes participariam de uma seletiva regional, desta forma estimulariam clássicos como Comercial x Botafogo em Ribeirão Preto, entre outras centenas de clássicos de histórias e culturas espalhadas pelo interior que não acontecem mais por conta destas divisões A1, A2, A3, Segunda Divisão... Isso tem que acabar.

Os classificados nestas seletivas regionais iriam direto para um dos grupos; ou seja, cada grupo com cinco times, com jogos de ida e volta. Classificariam 2 equipes. Daí em seriam divididos em mais grupos e, assim sucessivamente até chegar à final.

Podem ser várias fórmulas de disputa, mas de imediato deve-se acabar com as divisões e a criação de ranking Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário