Armando Nogueira: o poeta do futebol

O poeta do futebol foi enterrado nesta terça-feira (30) no Rio de Janeiro.
O jornalista e poeta do futebol Armando Nogueira morreu ontem (29) no Rio de Janeiro. Nogueira era o verdadeiro "Cronista" do esporte. Jamais escrevia algo chato nos textos esportivos, afinal, se futebol é açãoa e emoção, isso também se refletia em seus textos através das figuras de linguagens que Armando sabia usar e abusar.
Não. Não era burocrático iguais aos jornalistas das colunas esportivas dos grandes jornais, e bota chatice nisso. Atualmente só conseguimos ler os resultados dos jogos e uma análise fria... Sem as mágicas das palavras, do encantamento. A profissão jornalista esportivo é chata, textos chatos, pobres... Nogueira não, ele era mágico. Não sou de sua geração, tudo que li de Nogueira foi reescrito e reeditado, mas isso só faz com que eu compare com os jornalistas da Folha, Lance, Diário, Estadão... Os articulistas então são todos rídiculos, com opiniões simplistas feitas por aqueles que já jogaram bola.
Ora bolas, se o futebol é uma arte. Escrever também é! O pior é que tem ex-jogadores e jornalistas esportivos que pensam que sabem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário